domingo, 18 de janeiro de 2015

DEUS ESPIRITO SANTO


O Espírito Santo é uma pessoa divina, quando falamos na trindade, falamos em um Deus em três pessoas, sim, mas cada uma distinta da outra. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, O Espírito Santo é Deus.

“....e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gn 1:2b  - aqui o papel do Espírito Santo foi um papel ativo na criação, aqui a palavra grega para o Espírito traduzida é ruah, também traduzida por vento e/ou fôlego. O salmista afirma a atividade do Espírito de Deus no versículo 6 do número 33 ... “Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca.”

Também lemos em SL 104:30 “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.”  
Assim, quando lemos em Gn 1:26 “ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.....” logo vimos a terceira pessoa do verbo “faça” assim, a Trindade estava presente também aqui. O Próprio Jesus em Jo 14:9 e 10 ele diz aos seus discípulos: “... Quem me vê a mim vê o Pai....”  e “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim.”  Quando João escreve a sétima carta para a igreja de Laodicéia vimos o próprio Jesus se apresentando como testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Paulo afirma em sua carta aos irmãos em Colossos que “ o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” Cl 1:15

Então se o próprio Jesus afirma que Ele e o Pai são uma única pessoa, igual, a mesma essência, a mesma natureza. Outrossim, em Jo 14  e a passagem onde contém alguns dos ensinos mais claros nas Escrituras de que o Espírito Santo é também Deus. No Grego  existem duas palavras para OUTRO: Allos significa outro da mesma espécie, enquanto Heterós, significa outro de espécie diferente.

Pois bem, onde queremos chegar com isto;  Jesus em Jo 14:16 nos revela “ E eu rogarei ao Pai (da mesma espécie) e ele vos dará outro Consolador....”  aqui é usado a palavra Allos no grego, ou seja outro igual, da mesma espécie, da mesma essência, logo então o Espírito Santo é Deus.

Algumas pessoas afirmam que o Espírito Santo não é uma pessoa e sim uma “influência divina” mas a Bíblia nos releva diversas referencias que mostram a personalidade do Espírito Santo, desta forma incontestável a Bíblia refere-se ao Espírito Santo com uma pessoa, e não conforme algumas pessoas afirmam; mas vejamos o que a Bíblias nos revela:

Ele se entristece – Ef. 4:30
Ele tem vontade  - I Cor. 12:11
Ele é inteligente – I Cor. 2:10,11

Há três atributos pertencentes a deidade de cada uma pessoa da Trindade e são elas:
Onipotência  - Gn. 1:2 / Lc 1:35
Onisciência  - I Cor. 2:10,11
Onipresença  - Sl 139:7

A estes atributos, não foram dados a nenhum homem ou anjo.
Verdade  -  I Jo 5:6
Eterno  -  Hb 9:14
Sabedoria  -  Is 40:13

São provas que ressaltam a sabedoria, grandeza, majestade e poder do Deus Trino, assim estes atributos não podem ser contestados. Pois o Espírito Santo é Deus.

Provas de suas obras que são atribuídas somente a Deus:
Estava na Criação    Gn 1:2
Inspirou os escritores da Bíblia  -  II Pe 1:21
Gerou a Cristo  -  Lc 1:35
Regenera o homem  -  Jo 3:5,6
Convence o homem do pecado  -  Jo 16:8
Consola a igreja -  Jo 14:16


Paulo ao escrever para os irmãos em corinto, revela a maior prova que o Espírito Santo é Deus, “...mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” I Cor. 6:11

Nenhum comentário: