domingo, 2 de fevereiro de 2014

TRAVESSIA DO MAR VERMELHO

TRAVESSIA DO MAR VERMELHO
        MITO OU REALIDADE

Êx. 14. 15
Então, disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
Israel após 430 anos viveram como escravos, Deus ouve o clamor do povo e tira como braço forte, guiando o povo para uma terra que mana “leite e mel” – a Terra Prometida. Chegava o fim do sofrimento para o povo, mas precisavam atentar para as ordenanças que o SENHOR  deu a Moisés.
1 – UM CAMINHO ESCOHIDO POR DEUS
Agora já na hora da partida, o povo estava preparado para sair da terra do Egito, mas o povo não saiu com mãos vazias (Êx. 12.35-36).
Então o povo partiram de Ramessés para Sucote, palavra esta no hebraico com significado cabanas, tendas. A distância percorida por Israel da sua saída até Sucote era aproximadamente 20km. O Faraó da época coloca os Israelitas para construir cidades e dentre elas a cidade que traz o nome do então imperador Ramessès II.
O caminho escolhido por Deus foi o mais longo, haveria possibilidades de estarem na terra prometida dente 45 a 60 dias, mas o SENHOR os guiou pelo caminho do deserto para preparar o povo, haja visto que com a mistura que saiu junto com os filhos de Israel do Egito, foram os primeiro a questionar do livramento que Deus haveria de dar ao povo.
·         Deus não escolheu o caminho ao longo da costa do Mediterrâneo para Canaã, caminho conhecido como “o caminho dos filisteus” pois seria presas fácil para os filisteus, mais ao norte em Migdol existia guarnições fortificadas egípcia e seria crucial passar ali,
·         Deus não escolhe o caminho sul, pois as montanhas eram difíceis de passar,


Mas quando o povo saiu eram em números cerca de 600 mil homes (Êx.12.37 e Nm. 1.45-46) este número refere-se somente a homens com idade de serviço militar. Muitos estudiosos da bíblia acreditam que a “mistura de gente” que saiu da terra junto com Israel eram oriundos de outras nações, que estavam como escravos, e aproveitaram a oportunidade para sair da terra e escapar da opressão egípcia.


........................ estarei colocando a continuação

Nenhum comentário: