quinta-feira, 21 de março de 2013

Vaticano espera que escolha freie avanço evangélico


Uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo diz que o cardeal indiano, George Alencherry, afirmou que a escolha do papa Francisco I aconteceu para evitar que a Igreja Católica da América Latina continue perdendo fiéis para as igrejas evangélicas.

Ao falar sobre a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio, Alencherry disse que o Vaticano espera uma “renovação e uma força para reviver a Igreja na América Latina”.

O cardeal chileno Javier Errázuriz Ossa também é citado na matéria, mas ele não quis comentar a indicação. Já o cardeal espanhol Carlos Amigo Vallejo diz que o novo papa vai atrair a todos.

O vaticanista Thomas Reese comentou a escolha do conclave dizendo que “Francisco terá muito trabalho nos países latino-americanos”, mas afirmou também que a escolha de um papa não europeu mostra que a Igreja tem grandes desafios a enfrentar no continente Americano, especialmente nos países latinos.

Além dos desafios ligados à perda de fiéis, o novo papa terá também que reforçar a influência da Igreja Católica nas políticas de países como Venezuela, Haiti, Honduras, Cuba e Brasil que estão adotando ideologias contrárias aos princípios da Santa Sé.

Nenhum comentário: