domingo, 18 de janeiro de 2015

MINISTRAÇÃO - CHAPADA DOS GUIMARÃES


Ontem ministramos em Chapada dos Guimarães, no bairro São Sebastião, onde a presença do Deus todo poderoso se fez presentes. Os céus estavam abertos ali.








DEUS ESPIRITO SANTO


O Espírito Santo é uma pessoa divina, quando falamos na trindade, falamos em um Deus em três pessoas, sim, mas cada uma distinta da outra. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, O Espírito Santo é Deus.

“....e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gn 1:2b  - aqui o papel do Espírito Santo foi um papel ativo na criação, aqui a palavra grega para o Espírito traduzida é ruah, também traduzida por vento e/ou fôlego. O salmista afirma a atividade do Espírito de Deus no versículo 6 do número 33 ... “Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca.”

Também lemos em SL 104:30 “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.”  
Assim, quando lemos em Gn 1:26 “ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.....” logo vimos a terceira pessoa do verbo “faça” assim, a Trindade estava presente também aqui. O Próprio Jesus em Jo 14:9 e 10 ele diz aos seus discípulos: “... Quem me vê a mim vê o Pai....”  e “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim.”  Quando João escreve a sétima carta para a igreja de Laodicéia vimos o próprio Jesus se apresentando como testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Paulo afirma em sua carta aos irmãos em Colossos que “ o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” Cl 1:15

Então se o próprio Jesus afirma que Ele e o Pai são uma única pessoa, igual, a mesma essência, a mesma natureza. Outrossim, em Jo 14  e a passagem onde contém alguns dos ensinos mais claros nas Escrituras de que o Espírito Santo é também Deus. No Grego  existem duas palavras para OUTRO: Allos significa outro da mesma espécie, enquanto Heterós, significa outro de espécie diferente.

Pois bem, onde queremos chegar com isto;  Jesus em Jo 14:16 nos revela “ E eu rogarei ao Pai (da mesma espécie) e ele vos dará outro Consolador....”  aqui é usado a palavra Allos no grego, ou seja outro igual, da mesma espécie, da mesma essência, logo então o Espírito Santo é Deus.

Algumas pessoas afirmam que o Espírito Santo não é uma pessoa e sim uma “influência divina” mas a Bíblia nos releva diversas referencias que mostram a personalidade do Espírito Santo, desta forma incontestável a Bíblia refere-se ao Espírito Santo com uma pessoa, e não conforme algumas pessoas afirmam; mas vejamos o que a Bíblias nos revela:

Ele se entristece – Ef. 4:30
Ele tem vontade  - I Cor. 12:11
Ele é inteligente – I Cor. 2:10,11

Há três atributos pertencentes a deidade de cada uma pessoa da Trindade e são elas:
Onipotência  - Gn. 1:2 / Lc 1:35
Onisciência  - I Cor. 2:10,11
Onipresença  - Sl 139:7

A estes atributos, não foram dados a nenhum homem ou anjo.
Verdade  -  I Jo 5:6
Eterno  -  Hb 9:14
Sabedoria  -  Is 40:13

São provas que ressaltam a sabedoria, grandeza, majestade e poder do Deus Trino, assim estes atributos não podem ser contestados. Pois o Espírito Santo é Deus.

Provas de suas obras que são atribuídas somente a Deus:
Estava na Criação    Gn 1:2
Inspirou os escritores da Bíblia  -  II Pe 1:21
Gerou a Cristo  -  Lc 1:35
Regenera o homem  -  Jo 3:5,6
Convence o homem do pecado  -  Jo 16:8
Consola a igreja -  Jo 14:16


Paulo ao escrever para os irmãos em corinto, revela a maior prova que o Espírito Santo é Deus, “...mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” I Cor. 6:11

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

GERAÇÃO ELEITA, SACERDÓCIO REAL !!!




I Pedro 2 – 9
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido ........

Lendo este verso ficamos a pensar como o homem que negou a JESUS, sumiu da história e só apareceu no dia do Pentecoste transformado pelo poder, leva uma palavra aos irmãos que estavam passando por dificuldades, aos cristãos que estavam nas províncias romanas , hoje o local fica perto da Turquia.

Pedro escreve uma carta de encorajamento aos irmãos que havia sido evangelizado por Paulo, Pedro ao escrever a carta estava em Babilônia (5:13), mas a carta foi escrita para animar os irmãos a estarem firmes durante a perseguição. Myer Pearlman afirma que foi animar durante o sofrimento e leva-los à santidade o objetivo da carta, considerando assim um verdadeiro pastor que cuida de suas ovelhas.

Então parece que vejo o apóstolo escrevendo com toda a convicção ...... “ Mas vós sois a geração Eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido”   Quando vemos a providência Divina para tirar o povo do Egito após a servidão, vimos que não foi o povo que escolheu para ser a nação eleita, mas sim o próprio Deus em Êxodo 19:5 quando o povo tinham partido de Refidim e foram ao deserto do Sinai e acamparam ali e Moisés subiu ao monte onde Deus falando a ele disse:

“Agora, se ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então sereis minha propriedade peculiar dentro todos os povos.” Êx. 19:5
E continuando no verso posterior vemos a verdadeira convicção do apóstolo ao escrever aos irmãos que outrora, estavam sendo perseguidos e até mesmo com a fé abalada.

O povo de Israel viu Deus abrir o mar vermelho, e agora estavam com esta promessa do próprio Jeová em fazer deles de escravos sem terras, a um povo.
“Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa, Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel.” Êx. 19:6

Assim a promessa de um povo no qual seria um reino sacerdotal, com único propósito para Deus de um povo separado, santo, um povo que teria sua trajetória escrita por Jeová,  teria um relacionamento muito especial com o criador, o qual outra nação nunca teve.
No passado, era restrito somente há uma pequena quantidade de pessoas qualificadas o sacerdócio, mas em Cristo Jesus, todos somos constituídos sacerdotes para Ele, afim de fazemos o serviço o qual era destinado.

Assim todos os obstáculos que viriam pela frente o próprio Jeová daria o livramento, mas na condição do povo ouvir e guardar o concerto que Ele havia dado. Pedro então, compartilha com os irmãos as promessas feitas a seu povo, que jamais eles estavam sós; pois era a nação santa e povo adquirido, comprada pelo próprio sangue de Cristo na cruz do calvário, a igreja primitiva não teve este privilégio, mas nós sim, então assim, Pedro estava encorajando os irmãos que estavam sendo provados a seguirem firmes em Cristo, todas as promessas seriam liberadas a nação santa,  ao povo adquirido, sendo que agora tinha a liberdade de entrar com suas orações no santo do santo, e adorar a Ele que fez de um povo outrora escravos a herdeiros dos céus.

O Sacerdote usava nas orlas de suas vestes ( o manto do éfode ), quando entravam no tabernáculo para apresentar diante de Deus, Êx. 28:34 “ Uma campainha de ouro e uma romã outra campainha de ouro e outra romã haverá nas bordas do manto ao redor.” Verso 35 “.....para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR e quando sair para que não morra.” O Apóstolo estava dizendo aos irmãos que isto não seria mais preciso, pois Cristo o nosso Sumo Sacerdote, tirou o barulho dos sinos das orlas das vestes dos sacerdotes e colocou na boca da igreja.


Assim, nós que estamos aguardando o arrebatamento somos também “A geração Eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido” ....... Maranata !!!!